O TCS – Contrato de Suporte de TI da Terabyte, oferece uma série de serviços para que sua TI esteja sempre em pleno funcionamento, com controle e segurança.

Dentre os nossos serviços podemos citar:

  • Suporte para colaboradores na empresa ou em home office
  • Monitoramento de Backup na empresa ou remoto (24/7)
  • Monitoramento das atividades
  • Controle o inventário de seus equipamentos mesmo a distância
  • Monitoramento das atividades de todos os seus colaboradores, mesmo em Home Office
  • Controle sobre instalações efetuadas pelo colaborador no computador da empresa
  • Monitoramento dos seus servidores 24/7
  • Monitoramento do seu backup 24/7
  • Monitoramento do seu antivírus 24/7
  • Todos os serviços contemplando as exigências da lei de proteção de dados.

E claro, não poderia faltar a Documentação de TI, item fundamental que uma gestão profissional do ambiente de TI oferece.

A Documentação de TI parte de uma análise profunda de tudo o que faz parte desse ambiente, considerando desde os equipamentos até os sistemas e suas interações.

Após essa análise todas as informações são documentadas, permitindo a qualquer profissional de TI entender como funciona esse ambiente da sua empresa. Essa documentação não deve ser feita somente em texto, mas também utilizar gráficos, mapas e esquemas que facilitam seu entendimento.

Imagine que eventualmente seu profissional de TI tenha que se ausentar por algum tempo. Como um novo profissional vai conseguir entender tudo o que acontece na rotina de TI da empresa sem conhecimento e apoio, e em geral, numa situação de urgência? Tendo a documentação em ordem e atualizada isso fica bem mais fácil e nada atrapalha o andamento do seu negócio.

E falando em atualização da documentação, o ideal é isso seja feito pelo menos a cada 3 meses para mantê-la sempre atualizada.

Outro fato interessante é que, ao fazer a documentação é possível observar as necessidades de melhorias ou ajustes, de acordo com os objetivos da empresa. Sabendo-se exatamente que equipamentos existem, qual a capacidade de cada um, que uso está tendo cada máquina, é possível avaliar se é necessário ou não fazer um upgrade de equipamentos, sistemas ou serviços, como servidores, backup ou antivírus por exemplo.

Uma outra situação é quando existe uma ocorrência, algum problema inesperado. Com a documentação em mãos e muito mais fácil identificar as possíveis causas e efetuar os reparos necessários no menor tempo possível.

Vamos conhecer então alguns dos itens que são contemplados na Documentação de TI:

  • topologia de rede — layout e controles de acesso;
  • hardwares e softwares adquiridos
  • dados dos servidores — informações de hardware, localização, nomes, documentos de instalação dentre outros;
  • ativos de rede — firewalls, switches e roteadores;
  • internet — link, provedor utilizado, servidores e tipo de tecnologia utilizada;
  • roteamento e endereçamento IP — endereços, mapas e esquemas;
  • políticas — funcionamento da criação de usuário, segurança, instalações de novos softwares, entre outros;
  • contatos — principais contatos dentro do cliente e outros como fornecedores de rede e equipamentos.

Por tudo isso costumamos dizer que a documentação de TI é uma ferramenta essencial para a saúde do ambiente de TI de qualquer empresa e por consequência, da própria empresa.

Quer saber mais sobre o contrato de terceirização de TI da Terabyte? Acesse nosso site, fale com a gente e garanta o pleno funcionamento do seu negócio!

×

Olá, clique em nosso atendente abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp ou mande um e-mail para terabyte@terabyte.com.br

×