O TCS – Contrato de Suporte de TI da Terabyte, oferece uma série de serviços para que sua TI esteja sempre em pleno funcionamento, com controle e segurança.
Dentre os nossos serviços podemos citar:
- Suporte para colaboradores na empresa ou em home office
- Monitoramento de Backup na empresa ou remoto (24/7)
- Monitoramento das atividades
- Controle o inventário de seus equipamentos mesmo a distância
- Monitoramento das atividades de todos os seus colaboradores, mesmo em Home Office
- Controle sobre instalações efetuadas pelo colaborador no computador da empresa
- Monitoramento dos seus servidores 24/7
- Monitoramento do seu backup 24/7
- Monitoramento do seu antivírus 24/7
- Todos os serviços contemplando as exigências da lei de proteção de dados.
E claro, não poderia faltar a Documentação de TI, item fundamental que uma gestão profissional do ambiente de TI oferece.
A Documentação de TI parte de uma análise profunda de tudo o que faz parte desse ambiente, considerando desde os equipamentos até os sistemas e suas interações.
Após essa análise todas as informações são documentadas, permitindo a qualquer profissional de TI entender como funciona esse ambiente da sua empresa. Essa documentação não deve ser feita somente em texto, mas também utilizar gráficos, mapas e esquemas que facilitam seu entendimento.
Imagine que eventualmente seu profissional de TI tenha que se ausentar por algum tempo. Como um novo profissional vai conseguir entender tudo o que acontece na rotina de TI da empresa sem conhecimento e apoio, e em geral, numa situação de urgência? Tendo a documentação em ordem e atualizada isso fica bem mais fácil e nada atrapalha o andamento do seu negócio.
E falando em atualização da documentação, o ideal é isso seja feito pelo menos a cada 3 meses para mantê-la sempre atualizada.
Outro fato interessante é que, ao fazer a documentação é possível observar as necessidades de melhorias ou ajustes, de acordo com os objetivos da empresa. Sabendo-se exatamente que equipamentos existem, qual a capacidade de cada um, que uso está tendo cada máquina, é possível avaliar se é necessário ou não fazer um upgrade de equipamentos, sistemas ou serviços, como servidores, backup ou antivírus por exemplo.
Uma outra situação é quando existe uma ocorrência, algum problema inesperado. Com a documentação em mãos e muito mais fácil identificar as possíveis causas e efetuar os reparos necessários no menor tempo possível.
Vamos conhecer então alguns dos itens que são contemplados na Documentação de TI:
- topologia de rede — layout e controles de acesso;
- hardwares e softwares adquiridos
- dados dos servidores — informações de hardware, localização, nomes, documentos de instalação dentre outros;
- ativos de rede — firewalls, switches e roteadores;
- internet — link, provedor utilizado, servidores e tipo de tecnologia utilizada;
- roteamento e endereçamento IP — endereços, mapas e esquemas;
- políticas — funcionamento da criação de usuário, segurança, instalações de novos softwares, entre outros;
- contatos — principais contatos dentro do cliente e outros como fornecedores de rede e equipamentos.
Por tudo isso costumamos dizer que a documentação de TI é uma ferramenta essencial para a saúde do ambiente de TI de qualquer empresa e por consequência, da própria empresa.
Quer saber mais sobre o contrato de terceirização de TI da Terabyte? Acesse nosso site, fale com a gente e garanta o pleno funcionamento do seu negócio!
Comentários