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Sabemos que a LGPD já entrou em vigor e que as empresas precisarão fazer rapidamente uma mudança drástica nas suas operações que envolvam a utilização de dados sensíveis dos seus clientes.

E uma das primeiras providências será a mudança nas políticas de privacidade dos sites, quanto às informações que armazenam a partir dos cookies que utilizam.

Vamos entender como utilizar os cookies corretamente para atender à nova legislação.

Para isso, primeiro é importante entender o que é um cookie:

Um cookie é um arquivo de texto que é inserido no HTML o seu site com o objetivo de armazenar a navegação do usuário. Através do cookie você consegue acompanhar o trajeto que o usuário faz dentro do seu site. Como algumas pessoas gostam de dizer, você armazena o histórico da navegação do seu usuário.

E o que mais um cookie armazena?

Logins e senhas, o que permite que você acesse determinado site sem ter que redigitar seu login e senha todas as vezes que quiser acessá-lo.

E quais são os tipos de cookies?

First Party – São aqueles gerados pelo próprio domínio do seu site, você controla onde põe o cookie e o usuário faz o aceite.

Third Party – São aqueles gerados por plataformas de busca, como o Google, Mozila e Safari, que captam os seus dados enquanto você navega e utilizam esses dados para gerar as segmentações para anunciantes, por isso você começa a receber anúncios quando navega pela internet.

E o que muda com a LGPD?

Sua empresa não poderá mais captar, armazenar ou usar os dados pessoais do usuário do seu site sem o seu prévio consentimento, o que deverá acontecer através dos avisos de cookies que você deverá inserir no seu site. O que será feito com os dados captados deverá estar claro para os usuários. E o uso de cookies sem o consentimento do usuário será penalizada pela LGPD.

Essa captação de dados pessoais ocorre quando, de alguma forma, seu site solicita dados como nome, e-mail ou telefone, através de formulários de contato, chat, pesquisas ou de qualquer outra forma. A simples navegação não constitui captação de dados.

Os dados captados serão armazenados durante quanto tempo?

De acordo com a LGPD uma empresa só poderá armazenar os dados captados se eles estiverem sendo usados. O armazenamento sem um objetivo aumenta o risco do controlador por isso é recomendado que o mesmo fixe prazos para as ações e apague os dados quando não mais necessários.

Como captar dados da forma correta?

Em geral utilizam-se Plataformas de Gerenciamento de Consentimento como a Ferramenta de Gestão de Cookies da Terabyte. Com ela é possível fazer o gerenciamento do consentimento de todos os usuários do seu site, através da instalação de um cookie banners.

O cookie banner aparecerá na home do seu site toda vez que ele for acessado por um novo usuário ou através de um novo IP. Nele, de forma simples e objetiva os usuários poderão visualizar, selecionar e autorizar, de forma total ou parcial, a utilização dos seus dados. Os usuários deverão dar seu “opt in” para o uso dos seus dados. Desta forma sua empresa estará em conformidade com a LGPD.

É possível inserir o tema “Uso de Cookies” na Política de Privacidade da empresa disponibilizada no site?

Sim, a forma como sua empresa utiliza os cookies para a captação de dados deve estar detalhadamente descrita na Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre nossa Plataforma de Gerenciamento de Consentimento? Fale com a gente. Cuidamos da instalação do cookie banner e do gerenciamento de consentimentos para sua empresa.

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