Na nova realidade, durante a pandemia do Covid-19, empresas se viram obrigadas a aderir ao sistema Home Office de trabalho. 

Os desafios são imensos, desde o acompanhamento de tarefas, reuniões até manter o time engajado nos desafios da empresa. 

Além de tudo isso, podem aparecer problemas técnicos. Aqui na Terabyte, nossos clientes nos solicitam com frequência dicas para melhorar o wi-fi na casa dos funcionários.

Separamos 7 dicas pra você compartilhar com a equipe da sua empresa para melhorar o sinal de wi-fi: 

Coloque o roteador em um bom local

O roteador está afastado dos equipamentos que serão usados com a internet? Veja qual é o melhor lugar da casa para colocar o roteador. Esse aparelho funciona com ondas, por isso é importante evitar obstáculos em seu caminho para não haver interferência no sinal.

Escolha sempre um lugar alto, assim o sinal se expande para baixo e para os lados.

Proteja o sinal da sua rede

As redes sem fio precisam de uma senha para serem acessadas pelos aparelhos desejados. Mas fique atento para que a senha não seja descoberta por algum vizinho, o que pode deixar a rede mais lenta além de poder gerar problemas de invasão de rede. Defina sempre senhas de difícil acesso, que mistura números, letras maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais. Outra dica é alterar a senha com frequência para evitar que as pessoas identifiquem a sua rede e possam tentar descobrir a sua senha. 

Instale um repetidor 

Se a casa possui vários pisos e paredes grossas, pode ser que o alcance do Wi-Fi seja prejudicado. Para resolver isso, é necessário instalar repetidores de sinal. Existem os repetidores que se conectam ao roteador através de um cabo Ethernet e reenviam o sinal para os dispositivos remotos. Esses aparelhos devem estar sempre conectados por cabo ao roteador, mas se isso for um problema, você pode utilizar os dispositivos PLC, ligados ao cabeamento da rede elétrica.

Cuidado com os aplicativos que são comedores de conexão

Algumas atividades exigem conexão constante à internet, como jogos on-line, programas de download e streaming de vídeos, o que pode comprometer o sinal do Wi-Fi. Se mais de uma pessoa usa a mesma rede, há uma limitação de seu uso. 

Reinicie o roteador com frequência

Em alguns casos, o roteador pode travar por super aquecimento. É recomendado reiniciá-lo manualmente com frequência, além de mantê-lo desligado quando ninguém estiver acessando a internet. Isso pode melhorar a transmissão de sinal do roteador quando você voltar a ligá-lo, além de garantir mais tempo de funcionamento ao aparelho.

 2 pontos mais técnicos, e que você pode contar com a gente:

Altere o canal de conexão

Para melhorar a cobertura do Wi-Fi e ter menos interferência, você pode escolher o canal que está mais livre. Usamos programas que disponibilizam gráficos para ver qual canal está utilizando cada roteador, recomendando os melhores. 

Reinstale um firmware no roteador

Um firmware é como se fosse o Windows do seu roteador. Uma configuração que normalmente resolve muitos problemas do sinal do Wi-Fi é o aumento da potência das antenas. Há firmwares que podem mudar o equipamento antigo e transformá-lo em uma central com diversos recursos, amplificando o poder das antenas. 

Se você tem mais alguma dúvida sobre como ajudar seus colaboradores a melhorarem o sinal de wifi no home office, fale com a gente.

×

Olá, clique em nosso atendente abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp ou mande um e-mail para terabyte@terabyte.com.br

×