Hoje vamos abordar um assunto super importante que é a gestão de processos, indispensável para que tudo na sua empresa flua da melhor forma possível.

E se você trabalha com corretagem de seguros, imagine o tamanho do problema se todas as suas informações não estiverem completamente sob controle, afinal, quem contrata um seguro tem total expectativa de ser bem atendido em caso de necessidade.

Então vamos ver algumas iniciativas básicas que podem te ajudar a manter o controle dos processos da sua corretora de seguros e evitar qualquer tipo de problema com sua base de clientes:

Bancos de dados atualizados

Manter os dados dos seus clientes sempre em dia pode ajudar, e muito, em vários aspectos. Desde facilitar o contato até entender se ele mudou de faixa de renda, podendo aumentar o valor do seguro ou o contrário, se ele precisa reduzir o valor do seguro. Neste caso você pode se adiantar e oferecer alguma outra opção de seguro antes que ele procure pela concorrência.

Automação do sistema de gestão do DBM

A partir do momento que seu DBM esteja atualizado, você pode implantar um sistema de automação de dados, que vai permitir a execução de inúmeros processos de cruzamento de dados. E, de preferência, um bom sistema, adequado à sua área de negócio.

Você poderá segmentar sua base de clientes em grupos, identificando perfis semelhantes. Isso facilita bastante a abordagem do corretor na hora da venda ou renovação do contrato. Ajuda também a entender se você pode oferecer algum produto especial que seja atrativo para determinado segmento da base ou até identificar quantos clientes não têm determinado produto mais básico que faça parte da sua carteira de produtos.

Poderá gerenciar as apólices e sinistros automaticamente e automatizar comunicações como emissão de boletos, comunicado de renovação de contrato, informações sobre a empresa, novidades, dicas e muito mais.

Você poderá até estruturar um programa de relacionamento com sua base de clientes o que reverterá em maior proximidade e facilitará a abordagem da empresa e da equipe de vendas em diferentes momentos.

Automação do sistema financeiro

Esse sistema funciona integrado ao sistema de gestão da base de clientes e sua função é realizar o controle financeiro de forma automatizada.

Considerando que a corretora de seguros trabalha com profissionais independentes e que em geral são comissionados, o controle dos repasses deve ser administrado com muita precisão, visando não somente a manutenção do fluxo de caixa da corretora, mas também evitar qualquer tipo de conflito com a base de corretores.

Um sistema de gestão financeira também oferece uma série de relatórios, formatados em dashboards visualmente atrativos, que permitem uma fácil leitura dos dados e acompanhamento em tempo real da situação financeira da empresa. Isso facilita bastante a tomada de decisões e a busca por soluções.

Documentação da informação

Além da gestão da base de dados, da área financeira e da comunicação com o cliente, com a implantação de sistemas adequados, todas as movimentações passarão a ser registradas, podendo ser armazenadas em nuvem, o que permite acessá-las de qualquer local em que você estiver.

Com a documentação automática, a empresa mantém o histórico de todos os processos, permitindo uma visão completa, tanto dos dados internos quanto dos dados relativos aos clientes.

Com isso sua empresa ganha agilidade, redução de erros, produtividade e segurança dos dados. E com certeza, reforçará a imagem de marca e a confiança da sua equipe e de seus clientes.

Quer mais informações sobre como fazer a implantação de um sistema de gestão operacional para sua corretora de seguros?

Fale com a gente, tire suas dúvidas e conheça todas as facilidades que um bom sistema de gestão pode oferecer.

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