fbpx

O backup é uma ação fundamental atualmente, visto que a maioria dos nossos dados e informações importantes estão no mundo digital. Sendo assim, essa ferramenta de segurança se torna fundamental para qualquer empresa que utilize o meio tecnológico em sua rotina. Saiba mais sobre o backup e os mitos e verdades que permeiam essa funcionalidade.

O que é backup?

O backup é uma cópia de documentos de uma empresa. Podem ser software, arquivos, dados, planilhas, tudo o que for importante e tenha necessidade de ser armazenado. Vale dizer, que o backup é uma cópia segura, e o que foi salvo é guardado em um local específico, que pode ser físico ou não, como em nuvens.

Dessa maneira, o backup serve como um grande aliado das empresas, já que preserva dados importantes que podem ser cruciais em algum momento futuro. Os arquivos podem ser salvos em nuvens, que é considerada uma opção mais segura, ou em Pen Drives, DVDs ou qualquer outro dispositivo que tenha espaço de memória suficiente para o armazenamento das informações.

O backup evita que dados sejam apagados por erro humano ou falha física, e também protege essas informações de ataques de ransomware, que estão, cada vez mais, frequentes em empresas. O Brasil já ocupa o 2º lugar em países com mais ataques de ransomware do mundo. Sendo assim, visto a importância do backup para uma empresa, saiba mais sobre os mitos e verdades que o envolvem.

 

Apenas um backup vai proteger minha empresa

É claro que a empresa já contar com um backup é ótimo, e aumenta a segurança dos dados; mas não é o suficiente para a total proteção dessas informações. Isso porque, se esse backup falhar, seja por erros ao realizá-lo, ou problemas técnicos, os dados estarão perdidos. Por isso, fazer no mínimo dois backups é fundamental para garantir a eficiência dessa funcionalidade.

Restaurar backups é difícil

Muitas pessoas acham que, após realizar o backup, o processo para resgatar essas informações será muito difícil. Porém, essa conclusão é equivocada. Se for necessário a utilização das informações salvas, o programa é acionado e serão restauradas de maneira bastante simples.

O backup tem influência na sua receita

Essa é uma das verdades sobre o backup. Isso porque, se os dados forem perdidos caso  ocorra uma queda de energia na empresa, ou sofrer um ataque ransomware, a equipe não precisará ser interrompida.

É fundamental ter backup

O backup é indispensável em uma empresa, e não é necessário que ela seja do segmento tecnológico; restaurantes, padarias, joalherias, ou qualquer outro negócio, precisam realizar backup dos seus dados.

Segundo pesquisa realizada pela Forbes, cerca de 30% das empresas que sofrem um ataque ransomware, fecham, o que é alarmante.

Visto alguns dos mitos e verdades sobre backup, e a importância dessa função, entre em contato com a Terabyte, empresa referência em tecnologia, para realizar o backup de forma segura e correta na sua empresa. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades: @terabyte.ti.

×