fbpx

Se adentrar o universo da Tecnologia da Informação (TI) muitas vezes parece como decifrar um idioma estrangeiro, você não está sozinho. Com o rápido avanço da tecnologia, uma série de termos técnicos emergiu para definir os componentes e processos essenciais do campo. Neste blog, conheça alguns desses termos-chave e tenha uma visão clara e concisa sobre o que eles significam e como eles moldam o cenário tecnológico atual.

 

Big Data

Uma vasta quantidade de informações que excede a capacidade de processamento e gerenciamento das ferramentas tradicionais. O Big Data envolve a coleta, análise e interpretação de dados em grande escala para obter insights valiosos.

Cibersegurança

Medidas e práticas adotadas para proteger sistemas de computador e redes contra ataques cibernéticos, como malware, vírus e hackers.

Inteligência Artificial (IA)

O uso de algoritmos para permitir que sistemas de computador executem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como aprendizado, resolução de problemas e tomada de decisões.

Leia também: Para o que servem e quais as funções dos Chats Gpt?

Internet das Coisas (IoT)

A interconexão de dispositivos físicos (como eletrodomésticos, veículos e dispositivos médicos) à internet, permitindo a coleta e troca de dados.

Analytics

A análise de dados para extrair padrões, tendências e informações úteis, auxiliando na tomada de decisões informadas.

Algoritmo

Uma sequência de instruções ou regras que guiam um computador para realizar uma tarefa específica.

Backup

Cópia de dados importantes para prevenir perda em caso de falha do sistema ou desastre.

Leia mais: Por que o backup é tão importante para sua empresa?

Cookies

Pequenos arquivos de texto armazenados em um navegador da web que rastreiam o comportamento do usuário online.

Cloud Computing

Armazenamento e acesso a dados e programas pela internet, em oposição ao armazenamento local em um computador.

Blockchain

Um registro digital seguro e descentralizado que registra transações de forma transparente e imutável.

Data Center

Um local que abriga servidores e outros componentes de hardware e software necessários para o processamento e armazenamento de dados.

Firewall

Uma barreira de segurança que controla o tráfego entre redes, permitindo ou bloqueando certas comunicações.

Leia mais: Quais são os tipos de firewall?

Business Intelligence (BI) 

Processo de coleta, organização e análise de dados para auxiliar na tomada de decisões de negócios.

ABR (Always Be Releasing)

Uma abordagem ágil de desenvolvimento de software que enfatiza a entrega contínua de novas versões para melhorias e correções.

ASCII (American Standard Code for Information Interchange)

Um conjunto de códigos utilizados para representar caracteres alfabéticos, numéricos e de pontuação em computadores e dispositivos de comunicação.

 

Ao entender esses termos, você estará melhor preparado para navegar pelo complexo mundo da tecnologia e aproveitar ao máximo suas soluções. Seja você um entusiasta da tecnologia ou um profissional de TI, essa compreensão será uma ferramenta valiosa em sua jornada digital.

Não deixe de explorar mais sobre esses termos e como eles moldam o futuro da TI. Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se atualizado sobre as novidades e atualizações sobre o mundo digital. Para mais informações sobre como a Terabyte pode ajudar sua empresa, fale com um de nossos especialistas e agende já uma reunião!

×