fbpx

O firewall é um sistema de segurança de rede que observa e controla o tráfego de ingresso e saída em uma rede corporativa. Ou seja, ele é quem ajuda a proteger a rede contra ameaças externas, como hackers, malwares e ataques de phishing, e, ao mesmo tempo, garante que as políticas de segurança da empresa sejam cumpridas.

 

Existem diferentes tipos de firewalls corporativos, como de software, de hardware e de próxima geração (NGFW). No primeiro exemplo, trata-se de um programa do computador instalado em um servidor ou em um dispositivo de rede, enquanto o de hardware é um dispositivo autônomo instalado na rede. E o terceiro, o NGFW combina a funcionalidade de um firewall tradicional com outras tecnologias de segurança, como inspeção profunda de pacotes (DPI), prevenção de intrusões (IPS) e filtragem de URL.

 

Com isso, para escolher o melhor firewall para o seu negócio, existem alguns tópicos que devem ser considerados. Veja as dicas que exploramos a seguir.

 

Atenção às reais necessidades 

O firewall selecionado deve poder atender às necessidades específicas e a realidade da sua empresa. Diante disso, é preciso considerar o número de usuários e dispositivos na rede, a largura de banda necessária, os aplicativos que precisam ser protegidos e a  conformidade com as regulamentações de segurança.

Escalabilidade

Deve conseguir crescer com o seu negócio, por isso, certifique-se de que o dispositivo selecionado possa lidar com o aumento no tráfego de rede e no número de usuários.

Capacidades de segurança

Verifique se a proteção escolhida tem as capacidades de segurança necessárias para proteger sua rede, com a qualidade que seu negócio merece. Ou seja, isso inclui a capacidade de detectar e bloquear ameaças externas, e também filtrar e bloquear tráfego de rede indesejado.

Preço

Mais um tópico essencial e muito importante é o valor do firewall. Entretanto, essa não deve ser a única consideração, já que é válido considerar o custo total de propriedade, incluindo os gastos de implementação, manutenção e suporte.

Suporte 

A atenção e ajuda com o produto é fundamental em caso de problemas de configuração, operação ou manutenção. Por isso, veja se o fabricante do firewall oferece um suporte adequado, incluindo atualizações de segurança, documentação de produtos e todo o apoio técnico necessário.

Interoperabilidade

O firewall deve ser capaz, ainda, de se integrar com outras tecnologias de segurança e de rede que você já possui, como antivírus, anti-spam e VPN. Veja a capacidade do sistema de trabalhar em conjunto.

 

Escolher um firewall corporativo é importante para que você avalie diferentes opções e considere suas necessidades específicas. Além disso, prepara-se para investir tempo e recursos na configuração, operação e manutenção do sistema para garantir que ele funcione corretamente e proteja sua rede contra ameaças externas.

 

E para assegurar tranquilidade e proteção para o seu negócio, nós podemos te ajudar nesse processo. Converse com os nossos especialistas e saiba mais. E não perca as novidades sobre o assunto nas nossas redes sociais: @terabyte.ti.

×