Existe uma diferença básica entre “Consultoria em TI” e “Terceirização de TI”.
Na “Consultoria” a empresa contratada orienta sobre as iniciativas a serem tomadas, sem participar da execução. O objetivo é ajustar o planejamento de TI, reduzir custos e melhorar processos. A parte operacional é feita pela equipe do cliente.
Já na “Terceirização”, a empresa contratada assume todo o processo, do planejamento até a execução e isso pode acontecer de forma parcial ou total, dependendo da equipe própria do cliente.
Como hoje o assunto é “Consultoria em TI”, vamos entender melhor como ela funciona:
- O consultor sempre vai analisar qual é o cenário atual da sua empresa, da sua área de TI e quais são as suas necessidades
- Vai analisar seus processos internos e definir o que é necessário fazer, tanto em mudanças processuais quanto em aquisição de novos equipamentos e softwares, para maximizar seus resultados
- Com relação aos novos equipamentos e softwares, vai dar toda orientação necessária até o perfeito funcionamento de tudo
- Depois das instalações e atualizações, vai treinar toda a equipe que utiliza essas ferramentas no dia a dia
- Poderá fazer consultorias de manutenção, conforme acordado com o cliente
E para você identificar a necessidade ou não de contratar uma consultoria, vamos citar 3 questões que devem ser analisadas:
Custos operacionais – como estão seus custos com softwares e equipamentos de TI? Como estão as atualizações? O que os produtos utilizados oferecem de benefícios para sua empresa e funcionários?
Esta é uma das questões analisadas numa consultoria, avaliar produtos x benefícios, ver o que existe de mais moderno no mercado que possa oferecer mais por um custo mais competitivo, trazendo redução de custos com benefícios para sua empresa.
Proteção de dados – uma das questões mais importantes quando se fala em TI atualmente. Estar protegido contra vazamentos de dados e consequentemente de multas, perdas e processos, quando a empresa não cumpre as leis impostas pela LGPD.
Uma consultoria em TI certificada DPO – Data Protection Officer estará preparada para implementar a correta rotina de processos protegendo sua empresa e os titulares dos dados de qualquer vazamento.
Guerra Cibernética – esse é um dos maiores problemas enfrentados por todas as empresas e principalmente pelas que estão com suas equipes trabalhando em home office. Perdas de dados, invasões por hakers, softwares maliciosos, dentre vários outros problemas que podem levar a sua empresa a ter sua operação interrompida, acarretando perdas enormes.
A consultoria oferece o melhor caminho para que sua rede, sistemas e bancos de dados estejam protegidos contra invasões e roubo de informações.
Se você identificou que sua empresa precisa de um dos três serviços que citamos acima, fale com a gente. Aqui na Terabyte estamos preparados para te orientar da melhor forma possível, visando a segurança da sua empresa com um excelente custo-benefício.
Comentários