Apesar da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já ter entrado em vigor em setembro de 2020, muitas empresas (em torno de 60%) ainda não se adequaram às novas exigências e continuam correndo riscos, não apenas de terem seus dados extraviados ou roubados como também de pagar multas, muitas vezes consideráveis.

E o tempo está se esgotando, o prazo para a devida adequação e início da cobrança de multas se encerra em agosto.

Enquanto uma parte das empresas já está totalmente preparada com todos os seus departamentos e processos readequados à LGPD, outras empresas ainda estão se estruturando, mas precisam acelerar para finalizar essa etapa e ficar com todos os processos que têm qualquer tipo de contato com os dados de clientes, fornecedores ou funcionários, absolutamente readequados.

O pior cenário é o das empresas que ainda nem começaram esse trabalho, estão totalmente vulneráveis e provavelmente sofrerão as consequências dessa falta de iniciativa. Isso porque a LGPD é para todo tipo de empresa, de todos os tamanhos e segmentos. Todas devem estar em conformidade com as novas regras.

Assim como em qualquer contravenção legal, na LGPD não será diferente. Casos mais graves receberão multas maiores enquanto casos mais simples receberão multas menores.

Uma série de fatores são considerados no momento da auditoria e definição da gravidade e valor da multa, como:

  • O grau do dono causado ao titular do dado
  • O que levou o infrator a cometer determinado erro
  • A reincidência no erro
  • O grau de colaboração do infrator para com a reparação do dano causado
  • A condição financeira do infrator
  • A adoção de políticas de segurança de dados, dentre outras

Como de adequar? Que tipo de profissional contratar?

Como a LGPD impacta em praticamente todos os segmentos da empresa e tem questões técnicas muito específicas, é necessária a contratação de um DPO – Data Protection Officer, profissional certificado por empresas certificadoras para atuar nessa área.

Ele é um especialista em proteção de dados e será o responsável por fazer a ponte entre a área de tecnologia da empresa e os outros departamentos, buscando direcionar a implementação de todos os processos necessários para atingir o máximo de resultados em proteção de dados para a empresa.

Os profissionais da Terabyte já são certificados DPO e estão preparados para te ajudar. Fale com a gente e fique tranquilo quanto a LGPD.

×

Olá, clique em nosso atendente abaixo para iniciar uma conversa no WhatsApp ou mande um e-mail para terabyte@terabyte.com.br

×