fbpx

Cada vez mais as transações de todos os tipos e arquivamento de documentos acontece nos meios digitais e sabemos que o controle de acesso aos nossos dados pessoais ou profissionais é a base da nossa segurança.

E é por isso que a sua senha, ou password, é tão importante. Sua função é assegurar que você é a pessoa que tem o direito de acessar os dados em questão ou até mesmo uma determinada ferramenta.

Vamos conhecer quais são os três recursos básicos utilizados na internet, para identificação de acesso:

1º recurso a senha – só você conhece porque foi você quem determinou a senha, assim como as perguntas de segurança que muitas vezes são usadas para que você lembre da sua senha;

2º recurso biometria – é um dos recursos mais seguros e muito utilizado em aeroportos, caixas eletrônicos e até mesmo em tablets e computadores. A biometria fornece informações únicas como sua impressão digital, reconhecimento facial, reconhecimento de íris e retina, reconhecimento de voz e até reconhecimento pela digitação, considerando que cada pessoa tem uma forma e velocidade de digitar.

3º recurso dados recebidos de terceiros, como token gerador de senhas ou senhas de cartão de crédito, que são fornecidas pelo banco.

O uso de senha é o recurso mais popular e mais utilizado e deve ser definida segundo alguns critérios de proteção:

O que NÃO fazer

  1. Evite o uso de qualquer dado pessoal, como data de nascimento, nº de placa de carro, nome de parentes, números de telefone, números de documentos, como RG e CPF. Todos esses dados são facilmente obtidos por pessoas que tenham interesses escusos.
  2. Números ou letras sequenciais do teclado que podem ser facilmente identificadas por terceiros quando você estiver teclando
  3. Nomes conhecidos, de personalidades, filmes, times, músicas ou outros nomes. Já existem programas que buscam a identificação de senhas combinadas com nomes conhecidos
  4. Não usar a mesma senha para todos os sites.

O que fazer

  1. Usar diferentes tipos de caracteres, quanto mais, melhor. Use letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação.
  2. Tenha uma senha longa, quanto maior, melhor, mais difícil de ser descoberta
  3. Se a senha for apenas numérica, use números aleatórios e não sequenciais

Mas, um dos maiores problemas é que as pessoas esquecem das senhas que criaram e acabam tendo que recriar suas senhas inúmeras vezes. Por isso tenha em mente que sua senha deve ser fácil de ser lembrada, mesmo que seja uma senha forte.

Vamos ver algumas dicas simples que poderão te ajudar na hora de criar uma boa senha:

1- Defina uma frase que tenha a ver com você, com um lugar, com um desejo. Por exemplo: No ano que vem quero fazer uma grande viagem para conhecer cinco países.

a) Use apena as primeiras letras de cada palavra

b)Substitua os números extensos por numerais

c) Insira um ou mais caracteres de pontuação

Sua frase ficaria assim:

 #Naqvqf1gvpc5p!

 

2- Ou então, usando o mesmo exemplo, defina algumas letras que serão usadas em duplicidade ou até em triplicidade. Nesse exemplo duplicaremos as letras “q” e “p”.

Sua frase ficaria assim:

#Naqqvqqf1gvppc5pp!

 

Além desses cuidados básico, é importante que você troque a sua senha de tempos em tempos. Mesmo que sua senha seja forte, se alguém já estiver tentando descobri-la, em algum momento poderá conseguir, por isso a mudança de senha é importante.

 

Outras situações em que é importante mudar de senha:

  • Quando receber ou comprar qualquer equipamento que já venha com senha de fábrica – nesse caso a senha é de conhecimento de terceiros então precisa ser trocada;
  • Se você perdeu um equipamento ou foi roubado;
  • Se sua senha foi descoberta em algum dos recursos que utiliza, como por exemplo uma rede social, um site ou qualquer outro recurso. Se você usa a mesma senha para diferentes recursos, troque em todos eles.

Segurança de dados sempre foi importante e com a LGPD ela pode representar a segurança da sua empresa. Por isso buscamos a certificação DPO – Data Protection Officer e podemos ajudar você na segurança de dados do seu negócio. Fale com a gente.

×