fbpx

A segurança da informação é um dos principais desafios para as empresas em todo o mundo. Com o aumento da sofisticação dos ataques cibernéticos, é fundamental que as empresas adotem medidas para proteger seus dados e sistemas.
Segundo projeção do Gartner, os gastos globais dos usuários finais com segurança e gerenciamento de riscos devem chegar a US$ 215 bilhões em 2024. Esse valor representa um aumento de 14,3% em relação às estimativas para este ano (US$ 188,1 bilhões).
O analista do Gartner, Shailendra Upadhyay, atribui esse crescimento à adoção contínua da nuvem, à força de trabalho híbrida, à crescente adoção de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) e ao ambiente regulatório em evolução. Esses fatores estão forçando os líderes de segurança e gerenciamento de riscos (SRM) a aprimorarem seus gastos.

Leia também: Cibersegurança para pequenas empresas

Existem várias maneiras de aumentar a segurança de TI. Algumas das principais medidas incluem:

  • Educação e conscientização dos funcionários: Os funcionários são a primeira linha de defesa contra ataques cibernéticos. É importante que eles estejam cientes dos riscos e saibam como se proteger.
  • Implementação de políticas e procedimentos de segurança: As políticas e procedimentos de segurança devem ser claros e concisos, e devem ser seguidos por todos os funcionários.
  • Uso de ferramentas e tecnologias de segurança: As ferramentas e tecnologias de segurança podem ajudar a proteger os dados e sistemas da empresa.
  • Implemente uma política de senhas forte: A política de senhas deve exigir que as senhas sejam longas, complexas e exclusivas.
    Mantenha os softwares atualizados: Os softwares atualizados incluem patches de segurança que podem ajudar a proteger a empresa contra vulnerabilidades conhecidas.
    Use uma solução de firewall: O firewall pode ajudar a bloquear o acesso não autorizado aos sistemas da empresa.
    Implemente uma solução de antivírus: O antivírus pode ajudar a detectar e remover malware.
    Use uma solução de backup: O backup pode ajudar a proteger os dados da empresa em caso de ataque cibernético.
    Use autenticação multifatorial (MFA): A MFA adiciona uma camada extra de segurança ao exigir que os usuários forneçam mais de um fator de autenticação, como uma senha, um código de verificação ou uma impressão digital.
    Limite o acesso aos sistemas e dados: As empresas devem implementar políticas de acesso que limitem o acesso aos sistemas e dados apenas aos usuários que precisam deles para realizar suas tarefas.
    Monitore a rede e os sistemas: As empresas devem implementar ferramentas de monitoramento para identificar atividades suspeitas na rede e nos sistemas.
    Teste a segurança da sua empresa: As empresas devem realizar testes de segurança regulares para identificar vulnerabilidades que possam ser exploradas por atacantes.
    Além dessas medidas, é importante que as empresas façam auditorias regulares da segurança de TI para identificar e corrigir vulnerabilidades.
    A segurança da informação é um processo contínuo. As empresas devem estar sempre se atualizando sobre as últimas ameaças cibernéticas e implementando novas medidas de segurança para proteger seus dados e sistemas. A Terabyte possui mais de duas décadas de experiência em soluções especializadas para TI. Converse com nossos especialistas e agende uma reunião gratuita. Siga-nos nas redes sociais @terabyte.ti e acompanhe todas as novidades.
×