fbpx

No cenário cibernético atual, a segurança na internet é uma preocupação crescente. Um dos tipos mais prejudiciais de ataques cibernéticos é o Ataque Distribuído de Negação de Serviço (DDoS). Continue a leitura para entender o que é um Ataque DDoS, como funciona e como você pode se proteger contra ele.

O que é um Ataque DDoS?

Um Ataque DDoS é uma tentativa maliciosa de sobrecarregar um servidor, rede ou serviço online, tornando-o inacessível para os usuários legítimos. Esses ataques, geralmente, envolvem excesso em tráfego de rede falso, direcionada à vítima de várias fontes, tornando a mitigação mais desafiadora.

 

Como funciona um Ataque DDoS?

Em um ataque Distribuído de Negação de Serviço (DDoS), os criminosos cibernéticos orquestram uma operação em que uma rede de dispositivos, frequentemente comprometidos, é usada para inundar um alvo específico com uma quantidade massiva de tráfego de dados. Conheça alguns dos principais ataques:

  • Botnets e Zumbis: Os atacantes geralmente controlam uma rede de dispositivos comprometidos, chamados de “zumbis” ou “bots”. Eles podem infectar computadores, servidores, dispositivos IoT e até mesmo dispositivos móveis, transformando-os em parte de uma botnet.
  • Coordenação Central: O atacante coordena os zumbis e os instrui a enviar uma grande quantidade de tráfego malicioso para um alvo específico. Isso pode ser feito usando técnicas como spoofing de IP, onde os endereços IP de origem são falsificados para ocultar a verdadeira origem dos ataques.
  • Sobrecarga do Alvo: O tráfego malicioso, quando direcionado em massa ao alvo, sobrecarrega os recursos da vítima, como largura de banda, CPU e memória. Isso resulta em uma interrupção dos serviços, tornando o alvo inacessível para usuários legítimos.

Por que realizam os Ataques DDoS?

Os motivos para realizar ataques DDoS podem variar, mas os principais incluem:

  • Extorsão: Exigir pagamento em troca de interromper o ataque.
  • Concorrência desleal: Prejudicar os serviços de um concorrente.
  • Motivações políticas ou ideológicas: Protestar ou retaliar contra uma organização, ou governo.

 

Como se proteger?

Proteger-se contra ataques DDoS envolve uma série de estratégias. Uma delas é a implementação de soluções de mitigação de DDoS, que podem identificar e filtrar tráfego malicioso. Além disso, é essencial monitorar constantemente o tráfego de rede em busca de anomalias, configurar firewalls e sistemas de detecção de intrusões para bloquear ataques, aumentar a largura de banda para absorver picos de tráfego e elaborar um plano de resposta a incidentes detalhados. Investir em bons antivírus e sistemas de segurança de endpoints também é uma parte importante dessa defesa, garantindo que os dispositivos da sua rede estejam protegidos contra ameaças que podem ser exploradas em ataques DDoS. A educação da equipe e a conscientização sobre os riscos de DDoS também são componentes cruciais para a segurança cibernética.

Em um mundo digital cada vez mais interconectado, os ataques DDoS representam uma ameaça real para empresas de todos os tamanhos. Compreender como esses ataques funcionam e adotar medidas de proteção adequadas é essencial para garantir a disponibilidade e a segurança de seus serviços online.

Se você deseja saber mais sobre como proteger sua empresa contra ataques DDoS ou busca soluções de segurança cibernética, a Terabyte está aqui para ajudar. Entre em contato conosco e saiba como podemos fortalecer a segurança da sua infraestrutura de TI.

 

×