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A segurança de TI e a Segurança da Informação são termos que muitas vezes podem ser confundidos entre si, mas existem diferenças sutis entre as duas. Os dois termos se referem à proteção de ativos de informação, mas cada um tem um intuito diferente. No texto a seguir, exploraremos a diferença entre os dois e qual a definição de cada tipo de segurança.

 

Segurança de TI

Se concentra na proteção de ativos de tecnologia da informação, como hardware, software, redes e dados. Ou seja, isso inclui a proteção contra ameaças externas, como hackers, vírus e malware, bem como a manutenção da integridade do sistema e a garantia de que o sistema esteja disponível quando necessário.

As soluções desse tipo de proteção incluem firewalls, antivírus, anti-spam, criptografia, backups e planos de recuperação de desastres. Geralmente são implementadas ao nível organizacional, mas também podem ser usadas para âmbito pessoal, a fim de proteger dispositivos de uso próprio.

Importante ressaltar, que essa segurança de TI é de suma importância para garantir a continuidade dos negócios e a proteção dos ativos digitais. Uma vez que, se um sistema for comprometido, os dados podem ser perdidos ou roubados, o que pode ter sérias consequências financeiras e legais para sua empresa.

 

Segurança da Informação

Esse já é um termo mais amplo que faz referência à proteção de todos os ativos de informação, independentemente da forma em que os mesmos são armazenados ou processados. Ou seja, isso inclui informações impressas, como documentos e registros, bem como informações digitais, como exemplo dos dados em computadores, dispositivos móveis e na nuvem.

A segurança da informação abrange todos os aspectos de proteção de informações, incluindo confidencialidade, integridade e disponibilidade. E mais, essa forma de proteção se concentra em garantir que os dados sejam acessíveis apenas para aqueles que têm permissão para fazê-lo e que os materiais sejam precisos e confiáveis.

Lembrando que, nesse tipo de segurança é incluso a implementação de políticas de segurança, treinamento de funcionários, controle de acesso, criptografia, backups e planos de recuperação de desastres. Isto é, medidas de segurança aplicáveis a todos os ativos de informação, independentemente de como são armazenados ou processados. Sendo um valioso para as empresas e indivíduos, já que informações podem incluir segredos comerciais, informações financeiras, informações pessoais e dados sensíveis de clientes. 

Com isso, percebe-se que os dois termos são importantes e visam garantir a segurança do seu negócio. Ainda mais em um país, que ocupa, anualmente, altas posições no ranking de vazamento de dados, em relação aos números de todo o mundo.

 

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