fbpx

Cyber ataque é um tipo de agressão cibernética que visa explorar vulnerabilidades em sistemas de computador, redes, dispositivos móveis e outros dispositivos conectados à internet. O objetivo do ataque pode variar, desde a obtenção de informações confidenciais até o comprometimento da integridade dos sistemas ou a interrupção dos serviços prestados pela empresa, ou pela organização.

 

Leia também: Quais são os tipos de firewall?

 

Como eles são feitos?

Essa invasão pode ser realizada por indivíduos ou grupos que desejam obter acesso a informações confidenciais ou causar danos às empresas ou organizações. Podendo ser lançados de várias maneiras, como por meio de phishing, malware, ransomware, negação de serviço distribuída (DDoS) e engenharia social.

 

Conheça quais são os tipos de ataque

O phishing é onde o invasor envia e-mails fraudulentos ou mensagens de texto que se passam por remetentes confiáveis para enganar o destinatário e levá-lo a clicar em links maliciosos ou inserir informações confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito, em sites falsos. O objetivo dessa modalidade é roubar informoções pessoais ou financeiras dos usuários.

O malware é um software malicioso criado para danificar, controlar ou roubar informações de um sistema de computador, ou dispositivo. Podendo ser instalado em um dispositivo por meio de downloads de software ilegítimo, e-mails maliciosos ou anexos de e-mail infectados.

O ransomware é um tipo de malware que criptografa os arquivos do usuário e exige um resgate em dinheiro para desbloqueá-los. Esse ataque é geralmente distribuído por e-mail ou através de sites maliciosos.

O DDoS é um ataque projetado para sobrecarregar um sistema de computador ou rede com tráfego de rede, fazendo com que ele se torne inacessível aos usuários legítimos. Na maioria das vezes, ele é lançado por uma rede de dispositivos infectados por malware, chamados de botnet.

A engenharia social é uma técnica no qual o invasor usa informações pessoais e enganação para convencer o usuário a divulgar informações confidenciais ou instalar um software malicioso. Ela pode ser realizada por meio de telefonemas fraudulentos, e-mails falsos ou em sites comprometedores.

 

Riscos 

Percebe-se que os cyber ataques são uma ameaça constante para as companhias e organizações em todo o mundo. O que pode resultar em perda de dados, roubo de propriedade intelectual, interrupção do serviço e danos à reputação da empresa. 

Diante disso, as empresas podem se proteger contra essas formas de agressões implementando medidas de segurança cibernética adequadas, como o uso de software antivírus, firewalls, atualizações de software regulares e treinamento de conscientização sobre segurança cibernética para funcionários.

E mais, é importante que os negócios possuam um plano de resposta a incidentes em vigor para lidar com um cyber ataque caso ocorra. Isto é, pensar em alternativas que socorram a incidentes e em medidas para isolar e conter o ataque, notificar as autoridades competentes e implementar formas de segurança adicionais para evitar futuros ataques.

 

Veja ainda: Principais motivos para ter uma área em TI na sua empresa

 

Saiba que diante a todos esses malefícios, nós podemos te ajudar a deixar o seu negócio ainda mais seguro em poucos cliques. Converse com o nosso time de especialistas e saiba mais. E para ficar sempre por dentro do mundo tecnológico, ative nossas notificações nas redes sociais: @terabyte.ti.

×